Chefe
Dez passos para se tornar um bom chefe
Neste humilde artigo, sobre relacionamento humano, vou
alertar aos senhores sobre os dez passos para que um chefe de setor possa
praticar para se tornar um grande líder. Na verdade um grande chefe colocar em primeiro
lugar a sua equipe de trabalho.
a.
Baixo nível em comunicação
01. Um setor que quer progredir em uma
empresa tem que ter um bom nível de comunicação. Estamos na era da informática.
Num setor que o chefe não cuida da comunicação, tudo é feito em segredo.
Segredo da margem à imaginação. Por isso, os funcionários sempre expandem
boatos pelos corredores. Falam baixo, cochichos e vivem descentralizados da
verdade. A impressão que se tem num ambiente assim é que existe um monstro
escondido nessa empresa pronto a atacar a qualquer momento.
b.
As regras sempre mudam
02. O chefe não comunica aos empregados mudança
de planos da empresa. Tudo fica em segredo, só o chefe sabe das mudanças das
regras. Os funcionários são pegos de surpresa, estão cumprindo tarefas que já
não existem e quando descobrem que as diretrizes da empresa mudaram sem o seu
conhecimento ficam furiosos e arquitetam um plano de vingança. Isso é muito
ruim para uma empresa.
c.
Retorno do fez
03. Quando o chefe concede tarefa ao um
funcionário ele precisa saber se o resultado foi bom ou ruim. Caso o resultado
seja ruim, ele precisa orientar o subordinado como ele deve fazer para melhorar
o seu desempenho. Usar a raiva, chamar de incompetente ou outra coisa do nível,
deixará o funcionário apavorado e ele não conseguirá desempenhar bem a sua
função. O ser humano não é perfeito.
d.
Baixo entendimento
04. O chefe que possui baixo
entendimento do que é supervisão, desconhece o potencial de cada empregado. Por
isso, colocar pessoas certas em lugares errados e vice-versa. Não treina o
empregado quando vai substituí-lo para uma outra função. Depois publicamente
coloca sempre a culpa das falhas daquele setor nesse funcionário mau treinado.
e.
Chefe autocrata
05. O chefe usa o seu poder para
intimidar o seu empregado. Existe em sua liderança, uma total ausência de
democracia. Tudo que o funcionário fala ou comenta pode ser usado contra ele.
Ele tem que seguir a regra, falar exatamente o que o chefe fala e não criar
nada inovador. O chefe autocrata pensa e age desta maneira: “Eu mando e vocês
obedecem”.
f.
Tem o culpado de tudo
06. O chefe jamais assume os seus erros.
Procura sempre um culpado para suas falhas. Sempre culpa alguém pelo seu
fracasso. Cria ao seu redor um clima de pavor, medo e mentira para não ser o
culpado. Com um chefe nesse nível o setor sempre impera o terror e o horror.
Neste sentido o setor jamais conseguirá cumprir suas metas.
g.
Abruptamente e sem explicação
07. Quando um chefe quer mostrar o seu
total poder, para mostrar isso na prática, escolhe um funcionário e muda a sua
função sem dar a mínima explicação. Isso gera no seu empregado ódio, rancores,
mágoas, ressentimentos e desejo de vingança. No ambiente de trabalho fica a
seguinte sensação: “Será que serei o próximo?”
h. Expõem
ao ridículo
08. Em qualquer oportunidade, reunião,
palestra, curso, procura ridicularizar o funcionário, para que ele não possa
ter nenhuma reação ao contrário o seu ponto de vista. Com prazer, expõe o
‘ponto fraco’ do funcionário publicamente. Agindo de maneira tão ridícula o
funcionário jamais terá confiança de conta-lhe suas ideias, planos, suas
dificuldades particulares e seus segredos. Muitas vezes esse funcionário é
obrigado a responder perguntas de sua intimidade que lhe constrangem respondê-las.
09.
Como não conhece seus funcionários, não sabe distribuir tarefas e nem
usa o bom senso. Por isso incentiva a disputa que gera conflito na equipe e
sentimento de poder. Um setor neste nível, há disputa desleal, formando pessoas
que não se importam com o bem estar humano de seus colegas de trabalho, para
conseguir bons resultados. Um funcionário formado com esse sentimento de
disputa comunicará dez por cento de verdade e noventa por cento de mentira a
sua chefia. Um setor assim, será considerado uma farsa.
j.
Baixa estima
10. É muito comum um chefe focado no seu
desejo de poder e desejando demonstrar toda a sua fama que possui entre
diretores da empresa. Ele aproveita esse prestígio com a diretoria para comentar
com os seus liderados assuntos que deixam os funcionários de baixa estima.
Exemplo: “O Diretor-Presidente me explicou pessoalmente alguns detalhes da
futura instalações de nossa filial!” Uma boa porcentagem dos funcionários se
sentirão inferiorizados. A partir deste comentário ele passará a mentir para se
sentir importante. Inventa relatório, diz que seu setor não tem problemas, que
sabe de tudo, quando na verdade só está mentido para se defender.
Paulo Sergio Monteiro Garcia.
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