quarta-feira, 10 de setembro de 2014


Chefe

 

Dez passos para se tornar um bom chefe

 

Neste humilde artigo, sobre relacionamento humano, vou alertar aos senhores sobre os dez passos para que um chefe de setor possa praticar para se tornar um grande líder. Na verdade um grande chefe colocar em primeiro lugar a sua equipe de trabalho.

 

a. Baixo nível em comunicação

01. Um setor que quer progredir em uma empresa tem que ter um bom nível de comunicação. Estamos na era da informática. Num setor que o chefe não cuida da comunicação, tudo é feito em segredo. Segredo da margem à imaginação. Por isso, os funcionários sempre expandem boatos pelos corredores. Falam baixo, cochichos e vivem descentralizados da verdade. A impressão que se tem num ambiente assim é que existe um monstro escondido nessa empresa pronto a atacar a qualquer momento.

 

b. As regras sempre mudam

02. O chefe não comunica aos empregados mudança de planos da empresa. Tudo fica em segredo, só o chefe sabe das mudanças das regras. Os funcionários são pegos de surpresa, estão cumprindo tarefas que já não existem e quando descobrem que as diretrizes da empresa mudaram sem o seu conhecimento ficam furiosos e arquitetam um plano de vingança. Isso é muito ruim para uma empresa.

 

c. Retorno do fez

03. Quando o chefe concede tarefa ao um funcionário ele precisa saber se o resultado foi bom ou ruim. Caso o resultado seja ruim, ele precisa orientar o subordinado como ele deve fazer para melhorar o seu desempenho. Usar a raiva, chamar de incompetente ou outra coisa do nível, deixará o funcionário apavorado e ele não conseguirá desempenhar bem a sua função. O ser humano não é perfeito.

 

d. Baixo entendimento

04. O chefe que possui baixo entendimento do que é supervisão, desconhece o potencial de cada empregado. Por isso, colocar pessoas certas em lugares errados e vice-versa. Não treina o empregado quando vai substituí-lo para uma outra função. Depois publicamente coloca sempre a culpa das falhas daquele setor nesse funcionário mau treinado.

 

e. Chefe autocrata

05. O chefe usa o seu poder para intimidar o seu empregado. Existe em sua liderança, uma total ausência de democracia. Tudo que o funcionário fala ou comenta pode ser usado contra ele. Ele tem que seguir a regra, falar exatamente o que o chefe fala e não criar nada inovador. O chefe autocrata pensa e age desta maneira: “Eu mando e vocês obedecem”.

 

f. Tem o culpado de tudo

06. O chefe jamais assume os seus erros. Procura sempre um culpado para suas falhas. Sempre culpa alguém pelo seu fracasso. Cria ao seu redor um clima de pavor, medo e mentira para não ser o culpado. Com um chefe nesse nível o setor sempre impera o terror e o horror. Neste sentido o setor jamais conseguirá cumprir suas metas.

 

g. Abruptamente e sem explicação

07. Quando um chefe quer mostrar o seu total poder, para mostrar isso na prática, escolhe um funcionário e muda a sua função sem dar a mínima explicação. Isso gera no seu empregado ódio, rancores, mágoas, ressentimentos e desejo de vingança. No ambiente de trabalho fica a seguinte sensação: “Será que serei o próximo?”

 

h. Expõem ao ridículo

08. Em qualquer oportunidade, reunião, palestra, curso, procura ridicularizar o funcionário, para que ele não possa ter nenhuma reação ao contrário o seu ponto de vista. Com prazer, expõe o ‘ponto fraco’ do funcionário publicamente. Agindo de maneira tão ridícula o funcionário jamais terá confiança de conta-lhe suas ideias, planos, suas dificuldades particulares e seus segredos. Muitas vezes esse funcionário é obrigado a responder perguntas de sua intimidade que lhe constrangem respondê-las.

 

i. Equívocos porque desconhece sua equipe

09.  Como não conhece seus funcionários, não sabe distribuir tarefas e nem usa o bom senso. Por isso incentiva a disputa que gera conflito na equipe e sentimento de poder. Um setor neste nível, há disputa desleal, formando pessoas que não se importam com o bem estar humano de seus colegas de trabalho, para conseguir bons resultados. Um funcionário formado com esse sentimento de disputa comunicará dez por cento de verdade e noventa por cento de mentira a sua chefia. Um setor assim, será considerado uma farsa.

 

j. Baixa estima

10. É muito comum um chefe focado no seu desejo de poder e desejando demonstrar toda a sua fama que possui entre diretores da empresa. Ele aproveita esse prestígio com a diretoria para comentar com os seus liderados assuntos que deixam os funcionários de baixa estima. Exemplo: “O Diretor-Presidente me explicou pessoalmente alguns detalhes da futura instalações de nossa filial!” Uma boa porcentagem dos funcionários se sentirão inferiorizados. A partir deste comentário ele passará a mentir para se sentir importante. Inventa relatório, diz que seu setor não tem problemas, que sabe de tudo, quando na verdade só está mentido para se defender.

 

Paulo Sergio Monteiro Garcia.

 

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