terça-feira, 7 de outubro de 2014


Preservar

 

Família: “Cuide deste patrimônio”

 

Caro leitor, neste artigo quero escrever sobre um patrimônio muito valioso que é a família. Ultimamente, todos os seres humanos do Planeta Terra estão preocupados com essa instituição que parece que agoniza no CTI da modernidade. Alguns segmentos da sociedade moderna, querem colocar em pratica um ‘pensamento infernal’ fomentando que a instituição familiar não precisa existir na sociedade atual. Não na sua totalidade, mas, ‘especialista em questão emocional’ e outros segmentos deste nível defendem o extinção da família tradicional pelo estilo de vida moderno a onde a figura do pai e mãe não seja importante para uma boa convivência familiar. É nítido a campanha que algumas emissora de comunicação fazem para que essa ‘família da modernidade’ tome assento em nossa sociedade atual. Escrevi esse artigo, caro leitor, para que possamos refletir sobre esse tema. A extinção da família e a extinção da humanidade.

 

01. A família é um patrimônio valioso que deve ser preservada para que a humanidade não seja extinta. É nossa obrigação preservar esse patrimônio, educando nossos filhos dentro do respeito, sabedoria e sinceridade. Precisamos ensinar a família a viver em harmonia, com diálogo permanente e sabedoria para resolvermos os problemas do cotidiano. Caso em nossa família houver um herdeiro desviado do caminho, que ele possa ser cuidado como um ser humano, com amor, gratidão e humilde, por todos que compõe essa família. Esse membro da família é um enviado de Deus para possamos aprimorar nossa natureza humana.

02. Um Líder familiar sábio, preserve a imagem da sua linhagem familiar. Quando falamos mal de nossos familiares, estamos falando mal de nós mesmo, por que fazemos parte dela. Em todas as famílias existem pessoas boas e ruim na visão humana, que foram colocada por Deus em nossa vida para servir de aprimoramento, aperfeiçoamento e crescimento do lado emocional, espiritual e mental do indivíduo.

03. Reúna sempre os seus familiares com o objetivo de promover a paz. Motive os seus familiares para o auto desenvolvimento convidando-os para participando de palestra, cursos, encontros, congresso que falem do bom relacionamento humano. A vida foi criada por Deus para vivermos em comunidade harmoniosa.

04. É para promover o diálogo, a paz e a união familiar que os Líderes familiares precisamos tome iniciativa. Não espere pelo pai ou mãe para melhorar alguma coisa em seu lar. Quem sabe faz, não espera que os outros façam. Melhore sua personalidade, que todos melhorarão a sua volta, pode ter certeza disto. Só não erra quem não faz nada de útil pelo seu próximo.

05. Você sabe que fofoca é da natureza humana, então, jamais faça avaliação de ‘um mal entendido’ pelo ‘corredor’ de sua casa. Procure uma pessoa qualificada para saber o porquê da fofoca. O diálogo é a melhor maneira de obtermos a verdade.

06. Não podemos jamais ser egocêntrico em se tratando de assunto familiar.  O nosso interesse deve estar uno com o interesse do outro membro familiar.

07. Um membro da família é um ‘sacerdote’ familiar. Neste sentido quando houver algum conflito entre familiares, ele precisa usar de sabedoria, humidade e sinceridade para não só adquirir razão em questão conflito, mas que essa divergência possa ser resolvido. Um conselho para um conflito familiar: “Ore por dez qualidade do familiar em conflito, ouça o que ele tem para falar, use de sabedoria para dialogar e muitas vezes é perdendo a razão que triunfamos no final”.

08. Um Líder familiar é um pacificador. Então, baseado neste pensamento seja um criador de solução e não um criador de conflito. Você quer ter razão ou ser feliz? Coloque em ação esse pensamento: “Preciso fazer o melhor pela minha família”. Quando queremos ser feliz por alguns segundos temos que nos vingar, mas, se quisermos ser feliz eternamente temos que perdoa uma falha humana.

09. Quando estiver em reunião familiar, deixe os seus problemas nas mãos de Deus. Num encontro familiar é necessário motivação, entusiasmos, convicção que vamos vivermos em paz e, ser o difusor da harmonia em família. Sejamos uma pessoa bem humorada, transmita alegria e seja mensageiros de boas notícias.

10. Em um encontro familiar, não julgue, não critique, não veja somente as coisas erradas. O mundo foi feito para vivermos felizes, alegre e com profunda gratidão por todas as dádivas nos concedidas por Deus.

 

Paulo Sergio Monteiro Garcia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário